Comprando maquiagem!

Essa semana passei por aquela situação de pânico total e completo: tive que sair para procurar outra base para o rosto já que a minha está muito clara. E agora produção? Como escolher maquiagem e não ser enrolada pelo vendedor?

Quem nunca passou por isso: foi em alguma loja de maquiagens para comprar um batom e saiu de lá com quatro cremes de tratamento, cinco esfoliantes e três fixadores de maquiagem que no fim a gente descobre que nem ao menos era para o nosso tipo de pele? Confesso que eu já passei por isso algumas vezes, inclusive um pouco antes do meu noivado. Fui comprar um spray All Nighter da Urban Decay (para ficar claro eu não usava ainda e não sabia como era a embalagem dele) e para economizar tempo já fui perguntando para a vendedora onde estava. A moça, claramente desinformada me mostrou um spray da Urban Decay que não era o que eu tinha pedido. Eu com pressa não duvidei fui lá e comprei. Conclusão: descobri no dia do meu noivado (fora de São Paulo) que não tinha um fixador de maquiagem!

Par que vocês também não caiam no conto do vigário e não gastem mais do que vocês pretendiam, aqui ficam algumas dicas que sempre facilitam no momento de escolher as maquiagens:

Pesquise os produtos que você quer comprar antes de ir na loja

Parece uma dica boba, mas se você for com a foto de cada produto que você quer comprar e já souber mais ou menos o preço de cada um, você não só deixa a compra toda mais objetiva, como também evita enganos e decepções com produtos que não eram exatamente o que você desejava.

Se você não encontrar o produto desejado, não entre em pânico! Não compre outro por impulsividade! Calma querida! Procure em outra loja, procure na internet, mas pense muito bem antes de comprar outro produto que o vendedor alega ser “semelhante”.

 

Escolhendo a cor da base

Eu tento sempre ter muita cautela nesse momento. Base é literalmente o seu cartão de visitas da pele. Se a cor, textura e aplicação não estiver correta, todo o resto da maquiagem perderá sua beleza.

No mercado há vários tipos de base:

  • Fluídas: Bases de cobertura mais leve, que necessariamente não vão cobrir todas as imperfeições da pele. Indicada principalmente para o verão e para a maquiagem do dia a dia. Ela pode ser aplicada com um pincel de base, com esponja (tanto de espuma, quanto de silicone), ou mesmo com as mãos (limpas é claro). Para garantir fixação, aposte em um pó translucido para matizar a pele.
  • Cremosas: De cobertura mais pesada, elas podem inclusive serem usadas como corretivo se aplicadas como uma segunda camada na região dos olhos, testa, queixo e nariz. Elas devem ser aplicadas com esponja (tanto de espuma, quanto de silicone) e necessariamente pedem a aplicação de pó (translucido ou com cor) para a finalização da maquiagem.
  • Sólidas: De cobertura mais pesada, elas podem ou não servir como corretivo (depende muito da marca da maquiagem). Elas normalmente são acompanhadas de esponjas para a aplicação da base e podem já ter o acabamento matte. Se não tiver, aposte em um pó translucido para um look mais natural ou em um pó com cor para uma finalização mais completa.

Cada tipo de pele pede um tipo de base. Eu mesma já testei todos, mas prefiro ter sempre uma líquida para o verão e uma cremosa para o frio. Meu conselho na escolha é, vá na loja e experimente! Sim, converse com o vendedor e veja qual é o tipo de base mais legal para o seu tipo de pele!

Outro aspecto importante: Como eu escolho a cor da base?

Nós normalmente temos o costume de testar os tons de base na mão. Não é? Pois é queridos, fazendo isso a gente pode acabar escolhendo uma cor muito mais escura do que a cor real do nosso rosto. Mas então, como escolher a cor da base? Teste as cores no rosto na parte do fim do queixo e começo do pescoço. Se não encontrar a cor perfeita, não compre! A escolha da base deve ser a mais próxima possível.

Agora vou fazer um desabafo, eu quando tomo sol evito a todo custo tomar sol no rosto, já que o sol acelera o envelhecimento da pele. Mas o que acontece? Fica aquela situação ridícula em que o meu rosto fica parecendo o de um fantasma e o meu corpo bronzeado. Como proceder produção?

A forma que eu encontrei para resolver isso não foi comprando uma base nova não! Queridos, eu bem me virei! Fui na loja e comprei um bronzer. Um o que? Um bronzer! Uma espécie de pó para fazer contornos no rosto (ressaltar as bochechas, têmporas e diminuir a testa) sem brilho! Com ele eu aplico a minha base normalmente e depois do pó espalho o bronzer pelo rosto, fortalecendo a intensidade nas bochechas, têmporas e testa. E gente, ficou maravilhoso!

Fonte site: https://www.kikocosmetics.com/pt-br/maquilhagem/rosto/bronzers.html#menu

Bases que eu uso e recomendo

Eu já usei de muitas marcas! Mas no momento estou viciada nas da KIKO Milani! Tenho dois tipos de base deles:

  • Full Coverage 2-in-1 Foundation & Concealer (uso como base mais pesada e como corretivo).

Fonte: https://www.kikocosmetics.com/pt-br/maquilhagem/rosto/bases.html

  • Liquid Skin (base mais levinha para o dia a dia e para o calor).

Fonte: https://www.kikocosmetics.com/pt-br/maquilhagem/rosto/bases.html

Em relação ao pó, eu intercalo o da Playboy (01) translucido:

Fonte: app do Mercado Livre

Com o da Vult (tenho as cores 01, 02, 03, 05, vario conforme o tom da minha pele no verão ou no inverno).

http://www.vult.com.br/pele/po-facial/po-compacto?PS=12

O bronzer, tenho dois um da Vult e um da KIKO Milani.

Fonte:

http://www.vult.com.br/pele/po-facial/po-compacto-soleil-bronze-opaco?PS=12

Fonte site: https://www.kikocosmetics.com/pt-br/maquilhagem/rosto/bronzers.html#menu

Garantindo a uniformidade da pele

Tá Carlota, eu já decidi a base, já decidi o pó, o bronzer, mas como eu faço para a base ficar bem uniforme da minha pele??

Ahhhhhhhh isso sim é uma boa pergunta!

É hora de pensar em investir em um hidratante e em um primer!

Bom hidratante eu acho que todo mundo conhece, mas o que muita gente não sabe é que assim como a base, ele deve ser adequado ao nosso tipo de pele!

Eu uso principalmente 3 marcas: Caudalie, KIKO Milani e Clinique.

https://br.caudalie.com/tratamento-rosto-1/tratamento-rosto/hidratantes/creme-sorbet-hidratante.html

https://www.kikocosmetics.com/pt-br/cuidados-para-a-pele/rosto/seruns.html

https://m.clinique.com.br/product/1687/26651/skin-care/hidratantes/hidratante-facial-em-locao-dramatically-differenttm

Ele é o primeiro passo da maquiagem, ou seja, deve ser passado antes de qualquer outro produto. Depois que ele for absorvido pela pele, pode ser aplicado o filtro solar (se for o caso) e em seguida o primer.

Mas o que é o primer? Primer é um produto que serve para uniformizar a pele, fechar os poros, evitar o craquelamento e aumentar a durabilidade da maquiagem.

De uns meses para cá eu tenho gostado bastante do da Be Young. Estou usando o Booster Anti-aging! Quando aplico ele na pele, imediatamente sinto ela firmando! Espero 3 minutos e prossigo com a aplicação da base!

https://m.beyoung.com.br/booster/carrinho?p=fb

Sombras

Para quem quer uma variedade legal de sombras, mas não quer comprar várias sombras soltas, opte pelos estojos de tons mais terrosos. Além de eles terem sombras para o dia e para a noite, eles oferecem opções interessantes para liberar a criatividade!

Eu gosto muito do Naked 2 da Urban Dacay:

Fonte: https://m.sephora.com.br/urban-decay/maquiagem/olhos/estojo-de-sombras-naked-2-palette-12598?utm_source=google&utm_medium=comparador&utm_campaign=googleshopping&gclid=EAIaIQobChMIrffhgfb34AIVh4SRCh2wBAasEAQYASABEgLu_fD_BwE

Mas como o preço dele é um pouco salgado, existem opções igualmente boas e com o preço mais viável como:

O Boticário

https://www.boticario.com.br/make-b–palette-maquiagem-perfect-12-neutrals_71773/p

Quem disse Berenice

https://www.quemdisseberenice.com.br/paleta-sombras-adoro-roses-12g_820537/p

 

Tratamentos

Se você foi na loja para comprar algum tipo de produto para tratamento da pele, vá informado e tire suas dúvidas com o vendedor. Caso contrário, não vá na onda do vendedor de querer te empurrar itens de tratamento! Falo isso por experiência própria! Enquanto eu não tomei consciência de que eu precisava ter uma rotina de cuidados com a pele, eu não usei nenhum dos itens de tratamento que eu comprei.

Hoje eu tenho uma rotina noturna bastante interessante, mas conto para vocês ela completa em outro post!

 

Cuidado com a validade

Nem sempre quando compramos maquiagens nos atentamos para a data de validade dos produtos. Sério isso é muito importante! Olhem a validade antes de comprar! Muitas vezes a promoção do produto só existe porque ele está para vencer.

Tenham cuidado para não usar produtos vencidos! Eles podem causar irritações e facilitar o desenvolvimento de alergias.

 

Comprando Online

Eu amo ver maquiagens pela internet! Mas só compro os itens que eu já sei a cor que eu uso e que eu já conheço a qualidade.

Meu conselho é, se você não conhece o produto, evite compra-lo pela internet. Prefira ir na loja física para experimentá-lo!

Se ele não for vendido em loja física e você quiser muito, arrisque, mas consciente de que necessariamente a compra pode não ser como o esperado.

Prefira sites de compra segura e marcas que tem um certo nome no mercado.

Essas são as minhas dicas de make para vocês! Gostaram? Vocês tem mais alguma dica para escolher make? Me conte nos comentários!

Gostou do texto? Me faz uma visitinha no face:

https://m.facebook.com/Coisas-da-Carlota-315694482419377/

No Tweeter: @coisasdacarlota

Ou no insta:

https://www.instagram.com/coisasdacarlota/

Beijos da Carlota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s